quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DEVANEIO nº15 - Um olhar sobre Ro Rô (2)

Volto para continuar minhas observações sobre a obra de Ângela Ro Rô.
A brandura de sua voz até suaviza o conteúdo das canções, que por vezes se revela bem pesado e denso. Isto por que a música, para Ro Rô além de trabalho e dedição ao público, parece ser também uma terapia. Honrosos de nós que somos seu Divã.
ESCÂNDALO – 1981: talvez o primeiro álbum que reflita integralmente a alma e o momento de Ro Rô. O conjunto das canções compõe praticamente um depoimento; uma confissão.
A cada faixa vemos uma avalanche de sentimentos transbordarem. E o momento muito peculiar da vida da cantora nos faz compreender o porquê de tudo.
A musica que dá nome ao disco foi um presente de Caetano Veloso. Dentre as outras, a sensualidade de Na Cama, o insulto “classudo” de Fraca e Abusada e a deliciosa balada romântica Came e Case.
Indicação
Infelizmente há poucos videos com as gravações originais.
Este é mais recente, mas cativa pela interpretação.
http://www.youtube.com/watch?v=GfVEIUtWmqQ

SIMPLES CARINHO – 1982: apesar da regravação título de João Donato e Abel Silva, o ponto alto é a segunda faixa – “Quem me quiser”. Emocionante harmonia entre a voz, o arranjo, a letra e a doação de Ro Rô ao interpretá-la.
Destaques ainda para “Demais” que lhe rendeu comparações com a cantora e compositora Maysa; além de “Querem nos Matar”, fantástica música protesto.
Até mais...

2 comentários:

  1. Em quase todos os momentos, de acordo com as indicações de vídeos do youtube feitas por vc amiga, eu prefiro a Roro no estilo "DEMAIS", e vc?

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, amigo, prefiro todas as Ro Rôs nela mesmo.
    Ainda que tenda a crer que a principal delas esteja mesmo em como se vê no clipe "DEMAIS", adoro o misto de depressão e euforia dela.
    rsrs...
    bjs!

    ResponderExcluir