quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DEVANEIO nº 10 - O Ano Novo chegou!

Devaneio nº 10, assim como a dezena do ano que chegou a todo vapor.
Lá no Haiti, porem, a todo tremor.

Como previ no texto anterior, a virada do ano foi bem agradável; à beira da piscina, regado à tequila e na companhia de grandes amigos.
O passeio pelo interior paulista e pelo sul de Minas nos primeiros dias do ano foi muito relaxante.
Surpreendente mesmo foram os dias na capital. Três dias em São Paulo e três dias em Taboão da Serra.
Os primeiros foram fazendo passeios há tempos desejados. Os três últimos: um choque de realidade.

ROTEIRO:

* Shopping Bourbon: AVATAR (o filme). Pensei que não iria gostar, mas me enganei comigo mesmo. A mensagem do filme é muito bacana. Não sou do Cineclick, mas recomendo!

* MASP: rodeada de Picasso, Renoir e do impressionismo de Van Gogh, o que me impressionou mesmo foi a arte dos grandes Carlos Dias e Zezão. Arte de rua enlatada para os bacanas que quando cruzam com tais desenhos pelas ruas tacham logo de “vandalismo”.

* R. Augusta / Bexiga: algumas cervejas em boa companhia. Olhar estes locais durante a tarde dizem até que é o mesmo que estar em outro lugar. Ficou o compromisso de voltarmos durante a noite numa outra oportunidade.

* Pq. Água Branca: um verdadeiro Oásis na capital paulista. Um recanto inaugurado em 1929. Lá as aves circulam entre a gente. A poluição da movimentada Av. Fco. Matarazzo se purifica dentre as centenas de árvores que compõem o aconchegante bosque onde a terceira idade se encontra e onde as mães levam seus filhos para desfrutarem de um pouco de tranqüilidade.
A manhã que passei neste lugar com olhar encantado e observador em agradabilíssima companhia quase me fez esquecer que estava na grande metrópole.
Isto seria quase possível, não fosse a cena lamentável que presenciamos de um ignorante Senhor de Classe Média agredindo verbalmente um humilde andarilho. Impossível expressar minha indignação em palavras.

* Museu Paulista: jardim perfeitamente planejado, arquitetura imponente e surpreendente. As escadarias do salão principal é o primeiro chamarisco do meu olhar curioso, não fosse uma pequena placa da USP indicando que os cuidados ali são intencionais.
O Museu que agora recria muito mais a historia da São Paulo antiga que dos tempos do Império; até conta com uma pequena homenagem ao meu caro Marx, mas dos séculos passados não conserva muito mais que elixires e urinóis Reais. Acervo este que intrigou bastante a mim e a querida Ana.

* Lapinha: nada melhor que o multi premiado e indicado “boteco” da Lapa – Reduto dos fãs de chope – para fechar com chave de ouro a primeira parte do passeio que ainda contou com várias horas no transito com a bela trilha sonora da “Nova Brasil FM”, que como a se despedir agradavelmente de mim ecoou o “Compasso” de Ângela Ro Ro minutos antes d’eu chegar a ultima parada: Taboão da Serra.

* Taboão da Serra: “lá o barato é louco (e outro)!”. Nem sei como descrever. Fiquei um pouco angustiada; um misto de revolta e preconceito. A lógica dos malandros versus a lógica “dos homi”. Ou seriam ambas duas faces da mesma moeda?
Talvez devesse ter me dedicado mais à aulas do Merton e sua Teoria sobre o Conflito.
Não faço parte da burguesia. Sou simplesmente integrante da classe média baixa (bem baixa) “reerguida” pelo atual governo.
Sou estudante de Ciências Sociais, mas ver passar a minha frente cenas antes só presenciadas no conforto do meu sofá pela tela da televisão não foi algo natural, nem tão pouco confortável.
É mais compreensível a mendigagem do Centro da cidade que a malandragem do morro.
A única familiaridade com aquele lugar, além de parte da própria família, foi minha Brahma gelada e as canções do Zezé que tocavam constantemente na Gazeta FM.
______
Desculpem o devaneio um pouco confuso, parecido com o “Efeito Borboleta” que acabo de assistir e – compreendam minha sinceridade (e/ou ignorância) – após um breve cochilo, não entendi “bulhufas”.

PS: não gostei muito deste texto.
Uma amiga me disse recentemente que sentia um tom um tanto quanto sonhador nos outros devaneios.
Tentei ser mais descritiva e “realista” (será? Talvez!), mas não me convenci.
Realidade mesmo sentiu na pele Zilda Arns. Que Deus a tenha e que alguém continue seu trablho.
Volto em breve recomposta de mim mesma.
Hasta!

Escrito em 14/01/10 – 1:04

4 comentários:

  1. carla
    seria inconveniente chamar teu texto de extremamente simpático e delicioso de se ler.
    gosto de como narrou seus passeios e os encantos e desencantos q teve.
    um tom sociológico universitário fica por conta...não entro muito nesta praia...mas cai bem na sua pessoa, de qualquer forma.
    um beijão
    um brinde
    paul

    ResponderExcluir
  2. ah..a primeira frase é uma pergunta..esqueci do ponto de interrogação..

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla.
    Faltou uma chegada no Mercado Municipal, prá comer aquele típico sanduíche de "mortandela" (rs, rs, rs). Sugestão prá próxima...
    Muito legal o seu blog - descobri através do Muza Música, do amigo comum Paul Brasil. Virei aqui sempre!
    E se você curte jazz e bossa nova, te convido a conhecer o jazz + bossa.
    Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Érico.
    Mas, há de convir que 3 dias em Sampa é muito pouco. Fica para a proxima!!
    abraços...

    ResponderExcluir