sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DEVANEIO nº4 - Discutir até que ponto?

É difícil entender estes estudantes!

Principalmente os de Ciências Sociais. E mais ainda, principalmente aqueles que esbravejam a necessidade da Re-vo-lu-ção. Aqueles que carregam “O Capital” como a Bíblia Sagrada; Trotsky, Lênin, Lukács, Kautsky, Rosa, Gramsci etc...etc...como alguns dos 12 apóstolos.

As aulas estão aí, batendo à porta.

A cada ano uma nova turma e é sempre aquela:“o que vamos fazer para recepcionar os calouros?”. Eis que ecoa a voz grave e pontual de um destes discípulos: “vamos beber!

Ora, ora...que maravilha!

Acho importantíssimo festejar, além do mais é o início de uma nova fase na vida de 40 jovens que vêm ingressar na “Universidade”; já passamos por isto também.

Mas, vejam bem, por que nós temos que fazer o que todos fazem? – “Beber, cair e levantar”, para daí beber outra vez....

Façamos então um trote solidário! Propõe alguém. Doemos-nos de alguma forma. Olhemos para as necessidades de muitos a nossa volta. (doar sangue, arrecadar alimentos, fazer uma campanha de reciclagem na universidade) – Por que não darmos exemplos de coisas boas?

Sabem quantos morrem nas filas de hospitais a espera de uma bolsa de sangue? Sabem quantos dependem de asilos, de instituições de caridade para fazerem ao menos uma refeição por dia? Sabem quantos Kg de lixo reciclável produzimos por dia? Sabem quantos vivem e dependem deste lixo? Sabem? Sabem? Sabem?

E o que fazemos?

Ah, os revolucionários gritam: “vamos discutir a crise mundial, a situação dos desempregados, a Guerra do Oriente Médio!”

Discutir o quê?

E mais: discutir na mesa de bar?

A realidade já está dada. Não nos é preciso mais que 2min de reflexão para chegarmos a análise concreta de uma realidade concreta”. Olhe pro lado.

E ainda vamos ficar discutindo? A conclusão todos sabem: “o mundo está um caos”.

Enquanto discutimos milhares morrem!

Vamos esperar o quê? Entramos num consenso? Se houvesse consenso entre os homens o mundo não estaria como está!

É fácil colocar a culpa no sistema enquanto se faz parte dele. Não adianta esperar somente do outro uma mudança e uma atitude que nos compete também.

O que nos custa fazer um pouco ao próximo?

Conformismo?

De modo algum!

Da interpretação do mundo os filósofos já cuidaram; “trata-se porém de modificá-lo”!

Agir! Ou faltaram à esta aula da catequese?

Esta é a ordem da vez.

Weberianos, Marxistas, Durkheiminianos, Trotskistas, etc...no fim das contas somos todos Seres-Humanos e esta é raça que está sofrendo.

Tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário